sexta-feira, 21 de junho de 2019

Miguel de Molinos (1628-1697)

Miguel de Molinos (1628-1697) - Místico e Sacerdote Católico - Conhecido pelo estabelecimento e sistematização do Quietismo.

O Quietismo sustenta que a alma deve fazer silêncio, deve praticar a quietude total para chegar a Deus. Neste estado de "quietude" proposto pela escola de Molinos, a mente fica completamente inativa, já não pensa ou quer por conta própria, mas permanece passiva, enquanto Deus opera nela.

Segundo o filósofo alemão Frithjof Schuon, o Quietismo de Molinos apresenta traços do qual podem ser encontrados em São Francisco de Sales, Doutor da Igreja e autor do clássico da espiritualidade cristã Filoteia: Introdução à vida devota.

Pensamento do Padre Miguel de Molinos:

“Veste-te desse nada, dessa miséria, e procura que essa miséria e esse nada seja teu contínuo sustento e morada, até aprofundar-te nela; eu te asseguro que, sendo tu desta maneira o nada, seja o Senhor o todo em tua alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...