sábado, 25 de novembro de 2017

Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria (287-305)

Santa Catarina de Alexandria respondendo ao imperador Marcus Aurelius Valerius Maxentius Augustus (278-312).

"Está escrito, que não se deve falar de si, nem por meio de elogios, nem por depreciação; as pessoas tolas assim o fazem pelo prazer da glória oca, da glória vã. Mas atesto sobre minha origem, não com presunção, mas com amor e humildade. Sou Catarina, filha única do Rei Costus, embora nascida dentro da realeza e bem instruída nas disciplinas liberais, dei as costas a tudo isso e refugiei-me no Senhor Jesus Cristo. Os deuses que você adora, não podem ajudar nem a si próprios, nem a mais ninguém. Ó devotos infelizes de ídolos que, quando chamados na hora da necessidade, não estão presentes; que não oferecem nenhum socorro na tribulação, nenhuma defesa no perigo!"

O imperador enfurecido dirigiu-se a Catarina com imensa falsidade e tentando iludi-la disse-lhe:

"Ó donzela nascida da nobreza, pense na sua juventude. No meu palácio estará em segundo lugar, logo após a rainha. Erguer-se-á no centro da cidade, sua imagem; será adorada por todos como uma deusa!"

Catarina responde-lhe com as seguintes palavras:

"Pare de falar tais coisas! É um crime, mesmo só em pensá-las! Eu me entreguei como noiva de Cristo, e Ele é minha Glória, Ele é meu Amor, minha Doçura e meu Deleite. Nem louvores, nem torturas me afastarão de Seu Amor!"

O imperador insiste:

"Considere minha advertência, eu lhe imploro, não me apresente mais suas respostas duvidosas. Não desejamos ganhá-la como mera criada, será uma rainha poderosa dentro do meu reino, escolhida honrada, triunfante!"

Catarina diz-lhe:

"Agora você, homem com qualquer outro homem, preste atenção; eu imploro, e, depois de uma consideração ponderada à minha pergunta, dê-me uma resposta honesta: Quem deveria eu escolher, um que é Poderoso, Eterno, Glorioso e Honrado, o Cristo, ou um que é fraco, mortal, ignóbil, feio e pérfido, você?"

Indignado Maxentius retorquiu:

"Definitivamente, agora escolha um ou outro para você : oferecer sacrifícios e viver, ou submeter-se à tortura aguda e morrer!"

Catarina responde:

Pequeno homem, quaisquer tormentos que tenha em mente, é perda de tempo. Meu único desejo é oferecer minha carne e meu sangue a Cristo como Ele se ofereceu a mim. Ele é meu Deus, meu Amante, meu Pastor e meu único Esposo."
__________

O nome Catarina vem da junção: "Catha", que significa total, e "ruin" que significa ruína: portanto, "ruína total". Realmente, o prédio do diabo foi totalmente demolido dentro de Santa Catarina. O edifício do orgulho, destruído pela sua humildade, a estrutura da concupiscência carnal foi esmagada pela virgindade que ela preservou e as ferramentas da cobiça terrestre foram aniquiladas pelo menosprezo a todo tipo de bens mundanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...