sábado, 29 de outubro de 2016

Santo Agostinho - Seguir a Cristo

Seguir a Cristo! Neste sermão de Santo Agostinho apreciamos quão grandioso e forte torna-se o homem que se rende a Cristo!

Santo Agostinho - Sermão 311, 2.

Os bem-aventurados apóstolos foram os primeiros a ver Cristo suspenso na Cruz; choraram a Sua morte, ficaram atemorizados face ao prodígio da Sua Ressurreição mas, logo a seguir, transportados de Amor por esta manifestação do Seu poder, não hesitaram em derramar o seu sangue para atestar a verdade do que tinham visto.

Pensemos, irmãos no que era pedido a esses homens: "ir por todo o mundo pregar que um morto tinha ressuscitado e subido ao céu; e sofrer, devido à pregação dessa verdade, tudo o que aprouvesse a um mundo insensato: 'privações, exílio, cadeias, tormentos, carrascos, feras ferozes, a cruz e morte'. Teriam sofrido tudo isso por um desconhecido?"

Teria Pedro morrido para sua própria glória? Teria ele pregado em proveito próprio? Ele morria e no lugar dele, Outro, que não era ele, seria glorificado por essa morte; ele foi morto e Outro foi adorado. Não, só a chama ardente da Caridade, unida à convicção da verdade, pode explicar semelhante audácia! Eles pregavam o que tinham visto.

Ninguém morre por uma verdade da qual não está seguro. Ou deveriam eles negar o que tinham visto? Mas não negaram, antes pregaram esse Morto que sabiam estar perfeitamente Vivo. Eles sabiam por qual vida desprezavam a própria vida, sabiam por qual felicidade suportavam provas passageiras, por qual recompensa suportava com Amor todos esses sofrimentos. A Fé de cada um deles pesava mais na balança do que o mundo inteiro.

VIVAT CHRISTUS REX






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...