"O homem precisa de uma peregrinação espiritual: Esta peregrinação começa por fechar a boca! Para o homem se libertar das paixões e arrancá-las do seu coração, é necessário que ele estabeleça a “Oração Noética” dentro de seu coração. Pois se a Oração Noética” não estiver estabelecida no lugar de onde surgem as paixões, ele permanecerá escravo das vãs paixões".
São Gregório Palamás nos fala sobre a Oração Noética – Oração Incessante.
Os leigos dizem: “Estamos sobrecarregados de coisas para fazer e preocupações mundanas; como conseguiremos orar sem cessar?”
Eu lhes responderia que Deus não nos manda fazer o impossível, mas somente aquilo que somos capazes de fazer. E, portanto, isso pode ser feito por qualquer um que busque fervorosamente a salvação de sua alma. Se isso fosse impossível, então seria impossível a qualquer um que vivesse no mundo e não haveria tantas pessoas, em meio ao mundo, que estivessem rezando incessantemente como se deve.
Há inúmeras pessoas que, vivendo no mundo, se entregaram à oração incessante, conforme a história atesta. Portanto, meus caros irmãos em Cristo, eu vos exorto – eu, juntamente com São João Crisóstomo – pelo bem da salvação de vossas almas, não negligencies essa oração. Imiteis o exemplo daqueles de quem falei, e sigais seu exemplo o quanto puderes. Em princípio, pode parecer algo muito difícil, mas assegurai-vos, como se isto viesse do Deus Altíssimo, de que o próprio nome de nosso Senhor Jesus Cristo, incessantemente invocado por vós, ajudar-vos-á a superar todas as dificuldades e, com o tempo, vós estareis acostumados e desfrutareis da doçura do nome do Senhor. Então, sabereis por experiência que esta atividade não é impossível nem difícil, mas possível e fácil.
VIVAT CHRISTUS REX
Nenhum comentário:
Postar um comentário