quarta-feira, 13 de abril de 2016

OTIUM e NEGOTIUM

Paz e Bem.

Os termos OTIUM e NEGOTIUM:

Em Latim a palavra "OTIUM" significa "DESCANSO" e a palavra "NEGOTIUM" significa não ao descanso "NEG” quer dizer “NÃO” e “OTIUM” quer dizer descanso. Do termo "NEGOTIUM" tem origem a palavra negócio! Para os romanos o termo "OTIUM" tinha um sentido de tempo sagrado de descanso, crescimento e reflexão e o termo "NEGOTIUM" a aversão á sacralidade do tempo sagrado do descanso! Hoje não se fala mais em "DESCANSO" mas em "tempo livre" e por detrás deste "tempo livre" existe uma industria de destruição que suprime inexoravelmente a condição sagrada do "DESCANSO" com o intuito de anular no homem suas capacidades de crescimentos humano e espiritual e da reflexão. Vejamos como filósofo Joseph Pieper traduziu para nossos dias a sabedoria relativa ao "DESCANSO" vivido na Idade Média:

"O lazer, portanto, é mais do que um tempo que reservo para mim mesmo. Supõe uma atitude interna. É a atitude de dizer "SIM" ao ser. É a FÉ de que o ser é bom. Em última análise, o lazer, supõe o AMOR, o AMOR a tudo o que existe".
VIVAT CHRISTUS REX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...