sábado, 2 de janeiro de 2016

CIC - Catecismo da Igreja Católica

CIC - Catecismo da Igreja Católica.
Parágrafo 1371 - 1372.
O sacrifício eucarístico é também oferecido pelos fiéis defuntos, que morreram em Cristo e não estão ainda de todo purificados (337), para que possam entrar na luz e na paz de Cristo:
Enterrai este corpo não importa onde! Não vos dê isso qualquer cuidado! Tudo o que vos peço é que vos lembreis de mim diante do altar do Senhor, onde quer que estejais (338). Depois [na anáfora], nós rezamos pelos santos padres e bispos falecidos, e em geral por todos aqueles que morreram antes de nós, certos de que isso será de grande proveito para as almas em favor das quais tal súplica se faz, enquanto está presente a vítima santa e temível. Apresentando a Deus as nossas súplicas pelos que morreram, tenham embora sido pecadores, nós apresentamos Cristo imolado pelos nossos pecados, tornando assim propício, para eles e para nós, o Deus que é amigo dos homens (339).
Santo Agostinho resumiu admiravelmente esta doutrina que nos incita a uma participação cada vez mais perfeita no sacrifício do nosso Redentor que celebramos na Eucaristia:
Toda esta cidade resgatada, ou seja, a assembleia e sociedade dos santos, é oferecida a Deus como um sacrifício universal pelo Sumo-Sacerdote que, sob a forma de servo, foi ao ponto de Se oferecer por nós na sua paixão, para fazer de nós corpo duma tal Cabeça. Tal é o sacrifício dos cristãos: "Nós que somos muitos, formamos em Cristo um só corpo" (Rm 12, 5). E este sacrifício, a Igreja não cessa de o renovar no sacramento do altar bem conhecido dos fiéis, em que lhe é mostrado que ela própria é oferecida naquilo que oferece (340).
Referências:
337 - Concílio de Trento: DS 1743 - DS: Denzinger-Schönmetzer - Enchiridion Symbolorum - definitionum et declarationum de rebus fidei et morum.
338 - Santa Mônica antes de sua morte a Santo Agostinho e ao irmão dele.
339 - São Cirilo de Jerusalém, Catequese Mistagógica, 5, 9.10: PG 33, 1116B-1117A.
VIVAT CHRISTUS REX
www.facebook.com/VivaCristoRei
google.com/+VivaCristoRei
salvecristorei.blogspot.com.br
www.pinterest.com/vivacristorei
twitter.com/VivaCristoRei
vivacristorei.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...