terça-feira, 18 de novembro de 2014

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 3,1-6.14-22

Paz e Bem.

Livro do Apocalipse de São João: Leitura do dia 18/11/2014.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 3,1-6.14-22

Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia:
1. Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: 'Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço a tua conduta.
Tens fama de estar vivo, mas estás morto.
2. Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo.
3. Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender!
4. Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso.
5. O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos.
6. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.'
14. Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: 'Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15. Conheço a tua conduta. nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16. Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca.
17. Tu dizes: 'Sou rico e abastado e não careço de nada', em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu!
18. Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo,
para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos,
para que enxergues.
19. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te.
20. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
21. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono,
como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.
22. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas'.'

Breve reflexão:

Sardes e Laodicéia, duas Igrejas da Ásia romana, são completamente desqualificadas pelo juízo de Deus. Na cidade de Sardes existia de nome uma "Igreja". Parecia viver, mas na realidade estava morta, e naquele ambiente de morte espiritual os poucos verdadeiros Cristãos estavam expostos a perigo mortal (versículos 1-6). A Igreja da cidade de Laodicéia achava-se em condições ainda piores; iludida em uma aparência de vida, vê-se compelida pelo Senhor a não confundir bens materiais e espirituais. Na realidade, ela é pobre mesmo tendo tantos bancos; nua, mesmo tendo tantas fábricas de tecidos; cega, mesmo possuindo laboratórios que fabricam colírio para manter todo o império romano.

Na leitura notamos um grande apelo a conversão, mas a aceitação de um apelo à conversão pressupõe a convicção de não estar no caminho certo. Quem está seguro, quem se sente em boa situação, não pensa em conversão. Converter-se quer dizer mover-se, dar o primeiro passo; ver claro, portanto, o ponto de chegada, que se encontrara sempre além do ponto em que nos encontramos. Converter-se não é um ato, é um estado. Exige constante revisão de vida. De nossa vida, naturalmente, porque é frequente em nós estudar belos planos de conversão para os outros, permanecer bem estabelecidos no próprio lugar. Sobretudo quem por ofício admoesta os demais deve de aceitar, por sua vez, reparos também fortes, como esta página de João. Não nos esqueçamos de que quem escreve estas expressões duras é o próprio apóstolo da caridade. O servilismo no sentido de adulação, bajulação  é uma traição para com a caridade!

VIVAT CHRISTUS REX

google.com/+VIVACRISTOREI

salvecristorei.blogspot.com.br

www.pinterest.com/vivacristorei

twitter.com/VivaCristoRei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...