quinta-feira, 30 de outubro de 2014

São Simeão o Novo Teólogo

São Simeão o Novo Teólogo (949-1022)

Deus é Luz

"Deus é Luz" (I Jo 1, 5). Luz tão ofuscante que o olhar não a pode penetrar, luz tão intensa que tudo o que recebemos de Deus é apenas uma centelha de sua resplandecência.
Deus é luz, uma luz infinita e incompreensível. O Pai é luz, o Filho é luz, o Espírito é luz; os três são luz única, simples, sem composição, fora do tempo, numa identidade eterna de dignidade e de glória. Depois, tudo o que vem de Deus é luz e nos é dado como vindo da luz: a luz é a vida, luz a imortalidade, luz a fonte da vida, luz a água viva, a claridade, a paz, a verdade, a porta do Reino dos Céus. Luz é o próprio Reino dos Céus, luz a câmara nupcial, o leito nupcial, o Paraíso, a volúpia do Paraíso, a terra dos mansos, as coroas de vida, luz as próprias vestes dos Santos. Luz o Cristo Jesus, o Salvador e Rei do Universo, luz o Pão de Sua carne imaculada, luz o Cálice de Seu Sangue precioso, luz Sua Ressurreição; luz Seu Rosto, Sua mão, Seu dedo, Sua boca, luz Seus olhos. Luz o Senhor, Sua voz, qual luz de luz, luz o Consolador, a pérola, o grão de mostarda, a verdadeira vinha, o fermento, a esperança, a fé: luz!
VIVAT CHRISTUS REX




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Padre Francesco Bemonte

Padre Francesco Bemonte - Presidente da Associação Internacional de Exorcistas. São Pio de Pietrelcina, como também o beato carmelita e...